«

»

Abr 15

Obras de remodelação: dicas para construir uma casa economizando

Quantas vezes já ouviu alguém queixar-se que pagou o dobro do inicialmente previsto nas suas obras de remodelação? Aposto que não foi só uma vez. A verdade é que até já é algo que se assume que vai acontecer. Isso e a derrapagem na duração dos trabalhos. Mas será que tudo o que envolve a construção tem de custar uma fortuna e dar cabo de qualquer orçamento?

Não necessariamente. Eu aprendi dicas interessantes ao longo dos tempos nesta área, que podem efetivamente ajudar a construir uma casa economizando, nomeadamente no que diz respeito à remodelação de casa. São até dicas que provavelmente encontrou e leu em muito sítios, mas que depois acaba por não colocar em prática quando realmente é preciso. Veja este meu contributo como um guia de autoajuda em obras de remodelação de casa!

1. Planear. Quem diz que não é preciso fazer um bom planeamento porque os imprevistos acontecem sempre, não sabe o que está a dizer. Quando fazemos uma obra ou remodelação de casa é muito importante fazer um cálculo preciso do tempo e do dinheiro que se vai gastar. Pesquise materiais e procure orientação profissional para ter a noção do que se pode ou não fazer. E escreva tudo! Não só por questões contratuais mas também para servir de checklist, apontando o que já foi feito ou não para não estar a duplicar trabalho, para economizar recursos e maus momentos, evitar meses de pó, desordem, bem como problemas em catadupa e, no final, obras de remodelação mal feitas.
2. Calcular tempos e movimentos. É um mito dizer que as obras demoram sempre mais do que o planeado. Se trabalhar com profissionais na remodelação de casa eles sabem exatamente como planear o tempo e, geralmente, calculam com uma margem de segurança do prazo da entrega da obra. Quem não é profissional acaba por não dar importância a este aspeto, o que resulta em subaproveitamento de material, desgaste da sua paciência e um maior custo!
3. Descubra o potencial da sua casa. Será que a sua casa precisa de obras de remodelação totais ou apenas parciais? Para definir o que vai remodelar tem de pensar no uso concreto que dá a cada espaço, as suas dimensões e características particulares. É preciso refletir e estudar as possibilidades que cada espaço oferece e entender a complexidade das decisões a serem feitas.
4. Avaliar o estado das divisões. Antes de dar início a qualquer remodelação de casa é preciso fazer uma avaliação do estado de cada um dos espaços em casa, para detetar possíveis deficiências que podem resultar em futuros problemas ou trabalhos imprevistos. É o caso de rachaduras e desníveis no piso, fissuras no teto, fecho das portas e janelas defeituoso, etc.
5. Verificar a documentação necessária. Dependendo do tipo de obras de remodelação que vai fazer em casa, informe-se sobre as documentações e procedimentos necessários para não ter de passar por situações desagradáveis.

Fazer obras de remodelação deve ser uma tarefa agradável, para valorizar o seu imóvel e tirar o melhor custo-benefício da experiência. Por isso, acho que já percebeu que a organização é fundamental, bem como a entrega do trabalho a profissionais competentes. Não caia na tentação de entrar de cabeça e de seguir o famosa atitude do “depois logo se vê”!

apk download pdf download mp3 download